A Igreja celebra neste dia 29 de Setembro a festa dos santos arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael, que aparecem na Bíblia com missões importantes dadas por Deus.
A Igreja Católica constantemente é vítima de críticas de todo tipo, quase sempre baseadas em mitos, ou histórias mal fundamentadas/intencionadas. Por vezes, os católicos também não sabem como esclarecer essas acusações, seja para viver melhor sua fé, ou para respondê-las.
Jesus mostra-nos que o Céu sofre quando sofremos. Deus até quer ser reconhecido no “menor dos irmãos” (Mt 25, 40). Por isso, Jesus determinou o cuidado pelos doentes como tarefa central dos Seus discípulos. Ele exortou “Curai os doentes!” (Mt 10, 8) e prometeu-lhes poder divino: “Em Meu nome, expulsarão demônios… Imporão as mãos aos doentes e os doentes ficarão curados.” (Mc 16, 17 ss.) [1506, 1510]
Ser Sacerdote não implica apenas assumir uma função ou um ministério. Pela ordenação, o ministro ordenado obtém gratuitamente uma certa força e um envio aos seus irmãos na fé. (150, 215, 228, 236)
A Sagrada Eucaristia é o Sacramento em que Jesus Cristo entrega o Seu corpo e o Seu sangue — Ele próprio — por nós, para que também nos entreguemos a Ele em amor e nos unamos a Ele na Sagrada Comunhão. Assim nos ligamos ao corpo único de Cristo, a Igreja. [1322, 1324, 1409]
O Batismo é o Sacramento fundamental e a condição prévia para todos os outros sacramentos. Ele liga-nos a Jesus Cristo, insere-nos na Sua morte redentora na cruz, libertando-nos do poder do pecado, e faz-nos ressuscitar com Ele para uma Vida interminável. Visto que o Batismo é uma aliança com Deus, o batizando (ou os pais no batismo da criança) deve aceitá-lo na liberdade. (197)
A Confirmação é o Sacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção com o Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção com o Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos. Ele é agora um membro legítimo e responsável da Igreja Católica.
Inciarei aqui uma série de posts com perguntas e respostas extraídas do Youcat acerca dos sacramentos. Selecionei os tópicos mais interessantes e estarei publicando apenas conteúdo de forma fiel ao livro, para estudos, sem comentários e opiniões pessoais. Aproveite!
Deus dispôs o homem e a mulher um para o outro para que “não fossem mais dois, mas um” (Mt 19, 5). Desta forma, devem viver o amor, ser fecundos e assim tornar-se sinal de Deus, que nada mais é que amor transbordante. [1601–1605]